Quem sou eu

Minha foto
Morrinhos - GO, Goiás, Brazil
Licenciado em Geografia pela UEG, Bacharel em Geografia pela UNICEUB, especialista em Geoprocessamento (FAGO) e mestre em Geografia - UFG - Catalão, Doutorando em Geografia - UNB Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás, Campus Morrinhos e da Faculdade de Caldas Novas (UNICALDAS).

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Base Cartografica Nacional


IBGE lança nova base cartográfica do território nacional

Por Alexandre Scussel | 10h56, 20 de Agosto de 2012 Pelo portal MundoGeo
A Base Cartográfica para o território nacional em escala 1:250.000 (BC250), que faz parte do projeto SIGBrasil, é um projeto pioneiro no Brasil, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Referência cartográfica para as ações de planejamento, monitoramento e atualização das informações dos recursos naturais do país, a nova escala possibilita uma visualização muito mais detalhada do que a escala anterior de 1:1.000.000. A BC250 está disponível em formato shape, que permite utilização em programas de sistema de informações geográficas (SIG).
Na construção da Base Cartográfica, foram utilizados como referência os procedimentos descritos no Manual Técnico de Geociências (nº 12 da série de manuais da Geociências). O Manual de Procedimentos Técnicos para Fiscalização, Controle de Qualidade e Validação da Base Cartográfica na escala 1:250.000, produzido pela Coordenação de Cartografia da Diretoria de Geociências do IBGE, visa a orientar a atividade de fiscalização de serviços de mapeamento, padronizando procedimentos, como o preparo de imagens e construção de mapas, garantindo a qualidade do material produzido.
Com os dados das diversas categorias de informação presentes na Base, de forma integrada e totalmente digital, a nova Base Cartográfica 1:250:000 está preparada para integrar a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde) em futuro próximo.
O mapa do Brasil mostra a divisão em blocos da Base Cartográfica em escala 1:250.000, disponibilizada para 81% do território nacional (os blocos identificados nas três tonalidades da cor azul estarão disponíveis ao final do ano de 2012). A Base pode ser acessada através do link www.ibge.gov.br/home/download/geociencias.shtm.
Base Cartogr%C3%A1fica do Territ%C3%B3rio Nacional IBGE IBGE lança nova base cartográfica do território nacional
Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário